ÔMEGA-3


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Apesar de ser um tipo de gordura essencial à saúde humana, o ômega-3 não é naturalmente produzido pelo organismo. As principais fontes de ômega-3 são peixes de água fria (como sardinha, atum e salmão), óleo de canola, oleaginosas, chia, linhaça e azeite de oliva extra-virgem. 


No caso de suplementos, é preciso escolher um de boa qualidade, com certificado de isenção de mercúrio e com doses adequadas de DHA e EPA (os ácido graxos presentes no ômega-3). 

Existem dois tipos de suplementos de óleo de peixe. Suplementos feitos do corpo (carne) do peixe, chamados de suplementos de ômega-3, que são seguros para o consumo durante a gravidez. E suplementos feitos de fígado de peixe, como óleo de fígado de bacalhau, que não são seguros durante a gravidez.


Ambos os tipos contém ácidos graxos ômega-3 benéficos de cadeia longa, que ajudam o cérebro e os olhos do bebê a se desenvolver e no longo prazo, eles ajudam a protegê-lo de doenças cardíacas.


Não há recomendação oficial de que as mulheres grávidas devem tomar um suplemento de óleo de peixe. Se você come peixes oleosos com frequência, provavelmente não precisa suplementar. É recomendação da Organização Mundial de Saúde, que todos nós devemos comer mais peixe, e até duas porções por semana podem ser peixes oleosos. Esses peixes vão ser a principal fonte de ácidos graxos ômega-3, assim como outras vitaminas, minerais e proteínas que você não obteria suplementando.


Pesquisas recentes mostraram que em países onde as mulheres grávidas tendem a comer mais peixe, a probabilidade de pré-eclâmpsia e de o bebê nascer prematuro ou com baixo peso diminuem significativamente, bem como a incidência de depressão pós-parto. 

Se você não gosta de comer peixe, mas gostaria de suplementar ômega 3, pergunte para o seu médico ou nutricionista!


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