3 MINUTOS PARA TIRAR O CORDÃO UMBILICAL

Atualizado: 26 de Jun de 2020


saber de mae - recém-nascido cordão umbilical

Ainda é muito comum que os médicos cortem o cordão umbilical do bebê quase imediatamente após o nascimento, porque por muito tempo acreditava-se que isso diminuiria o risco de hemorragia para a mãe, mas essa recomendação está mudando, hoje a OMS, a UNICEF e diversos conselhos de medicina pelo mundo já adotaram a preferência pela espera pra cortar.



Pesquisas recentes mostraram que esperar alguns minutos para grampear e cortar o cordão permite que sangue extra, rico em ferro, flua da placenta para o bebê, o que reduz o risco de anemia e de deficiência de ferro na infância, condição que nos recém-nascidos, está associada a vários problemas de desenvolvimento da criança e da capacidade de ajuste motor fino, que é por exemplo a pegada mais firme e precisa do lápis!

Sem risco para a mãe, e especialmente benéfica para bebês prematuros, além de prevenir a anemia, essa espera também reduz a necessidade de transfusões de sangue, e o risco de hemorragia no cérebro, que é um risco para bebês prematuros.


Quando o bebê nasce de parto vaginal a termo e sem complicações, ele pode ser colocado no colo em contato com a pele e coberto com um cobertor assim que sai da barriga. E é normalmente nessa hora que o cordão é preso e cortado, mas não precisa ser. Se deixado sozinho, o cordão continua pulsando por alguns minutos enquanto o sangue flui. Durante esse período, o útero começa a se contrair novamente para a saída da placenta e um atraso de um minuto ou dois é provavelmente tempo suficiente para que a maior parte do sangue extra passe da placenta para o bebê, sangue que é rico em ferro. E mesmo se o parto for cesareana, na maioria dos hospitais um atraso de pelo menos um minuto antes de grampear e cortar o cordão não é problema para a equipe por isso, converse com seu médico. 


É importante que a mãe, e o bebê estejam em condição estável para que essa espera seja possível e se houver qualquer risco para qualquer um dos dois, como no caso do bebê nascer com dificuldade para respirar, o cordão deve ser grampeado e cortado, para que os médicos possam dar toda a atenção e cuidados necessários para mamãe e bebê. 



O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as mamães de primeira viagem, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso Primeiros Cuidados" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo