5 TESTES DE SAÚDE PARA O BEBÊ

Atualizado: 26 de Jun de 2020



Logo que nasce, o bebê passa por uma série de exames e para ajudar as mamães a entender melhor os benefícios por trás de cada teste, nós do Saber de Mãe separamos os testes que são obrigatórios no Brasil.


Os testes obrigatórios para o recém-nascido são:

1. o teste do pezinho, 2. a tipagem sanguínea, 3. o teste da orelhinha, 4. do olhinho e 5. o do coraçãozinho, que são oferecidos pelo SUS e devem ser feitos nos primeiros dias de vida. O Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito, devendo ser feito entre 48 horas depois do nascimento e até 1 semana de vida, pode ser realizado ainda na maternidade ou no posto de saúde.

É feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada do pé do bebê, e é capaz de detectar doenças, e determinar o tipo de sangue do bebê.

O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal, é obrigatório e também oferecido gratuitamente pelo SUS. É feito ainda na maternidade, de preferência nas primeiras 48 horas de vida do bebê, mas pode ser realizado durante o primeiro mês de vida e ajuda a detectar possíveis problemas de audição.

O Teste do Olhinho, ou Teste do Reflexo Vermelho, normalmente é oferecido gratuitamente pela maternidade ou postos de saúde para detectar problemas de visão, deve ser feito ainda na maternidade ou na primeira consulta com o médico, de preferência durante a primeira semana de vida. 

O Teste do Coraçãozinho também é obrigatório e gratuito, feito na maternidade entre as primeiras 48 horas de vida do bebê, a partir de duas amostras de sangue, uma coletada do braço direito e outra de uma das pernas do bebê, para identificar possíveis diferenças nos níveis de oxigênio de cada amostra. 


E por último, o Teste do Quadril, também obrigatório mas oferecido pelo SUS apenas em alguns estados e cidades, é feito a partir da movimentação das pernas do recém-nascido pelo médico, para detectar uma possível Displasia do Desenvolvimento do Quadril.



Caso queira saber mais, entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@saberdemae.com.br


Ah, sim, existe um curso do Mamãe Completa que fala exclusivamente sobre os primeiros cuidados e o sono do seu bebê. Aqui tem um link para ele: Curso Primeiros Cuidados. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp. Será um prazer atendê-la.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo