6 CUIDADOS COM O COTO UMBILICAL

Atualizado: 26 de Jun de 2020




É importante que a mãe tenha um cuidado especial com o coto umbilical, uma pequena parte do cordão umbilical que permanece no bebê após o parto. O coto cai entre a primeira e segunda semana após o nascimento, sendo fundamental que, nesse período, a mamãe cuide da limpeza e observe qualquer alteração nessa região.


Quando o bebê está na barriga, ele recebe toda nutrição e oxigênio de que precisa através da placenta, que está grudada na parede interna do útero da mamãe. A placenta está ligada ao bebê através do cordão umbilical, que se conecta no bebê através de uma abertura no abdômen.


Depois que seu bebê nasce, o cordão umbilical é grampeado e cortado rente ao corpo dele, o procedimento é indolor e sobra apenas o coto do cordão umbilical preso no umbigo do bebê.


O coto vai secar e cair sozinho entre 7-21 dias, deixando uma feridinha que pode demorar alguns dias para cicatrizar.


Quando o coto cair, você talvez também note um pouco de sangue nas fraldas - mas não se preocupe, isso é normal. Converse com o médico apenas se o sangramento não parar!


Até que o coto do cordão umbilical caia é muito importante que você:

  • Mantenha o coto limpo e seco. 

  • Dobre a fralda do seu bebê longe do coto (ou compre fraldas para recém-nascidos - com espaço para o coto). Isso deixa o coto respirar e impede que entre em contato com a urina.-

  • Dê banhos de esponja ao invés de usar a banheira.

  • Se o tempo estiver quente, use apenas uma fralda e uma camiseta solta para deixar o ar circular e acelerar o processo de secagem.

  • Evite vestir macacões.

  • E nunca, nunca tente retirar o coto, mesmo que ele pareça estar preso por um fio.

Infecções no coto são raras, mas consulte o médico do seu bebê se:

  • Seu bebê chora quando você toca o cordão ou a pele ao redor.

  • A pele em volta da base do cordão estiver muito avermelhada.

  • O coto cheira mal ou apresenta secreção amarelada.


O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as mamães de primeira viagem, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso Primeiros Cuidados" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.






14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo