7 DICAS PARA A MAMÃE EMPREENDER



Uma coisa é inegável: mães querem ter tempo para ficar com os filhos. Mas, para muitas mulheres, essa realidade não existe. Muitas das vezes chegam em casa exaustas de um dia cansativo de trabalho e mal conseguem dar atenção aos pequenos. Há, também, aquelas que representam a única renda da família e não podem abrir mão do emprego.


A solução encontrada por muitas mães é empreender e trabalhar em casa. E essa escolha é muito comum atualmente. Quem aqui, ao ler esta matéria, não se lembrou de uma amiga ou conhecida que optou por cuidar dos filhos e trabalhar por conta própria?


Dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, com dinamismo e eficiência, já é uma característica feminina. Então, por que não usar isto ao nosso favor? O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresce mais a cada ano. Pensando neste novo cenário, o Saber de Mãe separou 6 dicas valiosas para você se planejar e empreender com qualidade de vida e segurança. Confira:

1 - Pense em fazer algo que goste e tenha algum tipo de habilidade.

Após a sua escolha, busque capacitação e aperfeiçoamento para conseguir desenvolver um trabalho mais rápido, eficiente e com melhor retorno. Capacitar-se quer dizer estar aberta e ativa para buscar novos conhecimentos, se atualizar sobre o mercado, conhecer uma diversidade de técnicas para melhor gerenciar o próprio negócio, trabalhar a criatividade e a motivação para sempre enxergar à frente e não se contentar com o negócio como está, mas prosseguir sempre trabalhando para torná-lo melhor. Faça um plano de negócios, sites como o do Sebrae e Endeavor podem ajudá-la nessa missão.


2 - Defina uma rotina de trabalho.

Trabalhar e cuidar dos filhos em casa não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante que você avalie os melhores horários para desenvolver suas atividades profissionais e também reserve um tempo para poder dar atenção aos filhos. Determine quantas horas você irá trabalhar por dia. Em quais horários. Compartilhe sua rotina com as pessoas e peça a colaboração de todos para o cumprimento dela.


3 – Destine um lugar da casa exclusivo para o trabalho.

Reserve um local em sua casa, pode ser um cantinho para ser o seu local de trabalho. Assim, será possível comunicar, visualmente, para os outros moradores da casa quando você estará trabalhando.


4 – Busque ajuda sempre que precisar

Imprevistos sempre acontecem e ninguém melhor do que as mães para saberem disso. Peça ajuda quando algo inesperado acontecer. Afinal, não precisamos dar conta de tudo sozinha. Delegar funções e procure por parcerias que possam te socorrer nesses momentos.


5 – Determine um diferencial do seu negócio

Vocês já ouviram falar que um negócio de sucesso precisa ter algo de especial, algo que o diferencie dos demais. Você sabe qual é o seu? Caso não saiba responder, não se preocupe, ao começar o seu próprio negócio você irá descobrir. Afinal, mães empreendedoras trabalham com amor e por amor.


6 – Cuide bem da parte financeira.

Não misture as finanças relacionadas ao negócio com as contas da casa. Tenha um planejamento financeiro. Só assim poderá medir o quanto sua empresa cresce e pensar em novos investimentos.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo