A GRAVIDEZ PODE PODE AFETAR MINHA VISÃO?

Atualizado: 26 de Jun de 2020


Mulher grávida de óculos

Sim, isso acontece com até 15% de todas as mulheres grávidas. Durante a gestação, alterações nos hormônios, no metabolismo, na circulação sanguínea e na forma como o corpo retém líquido podem afetar seus olhos e a sua visão.


A retenção de água, por exemplo, pode aumentar a espessura e a curvatura da córnea. É uma mudança pequena, mas é possível que você perceba a diferença nos óculos ou lentes de contato. Por isso a gestação não é um bom momento para trocar de lentes de contato ou investir em um novo par de óculos, e é a razão pela qual a cirurgia de correção a laser não é recomendada durante a gravidez.


Agora, se a sua visão mudar, os efeitos são temporários e leves. A maioria dos sintomas se reverterá totalmente dentro de alguns meses após o parto.


Se você usa óculos, é improvável que você precise alterar a receita, mas se você acha que sua visão mudou significativamente, consulte um oftalmologista para um exame.



As alterações na visão durante a gravidez são motivo de preocupação?

A resposta é, depende! Algumas alterações na visão podem ser sintomas de condições potencialmente perigosas, como pressão alta. E cerca de 25% das mulheres com pré-eclâmpsia grave e 50% das mulheres com eclâmpsia apresentam sintomas visuais, que tendem a piorar à medida que a condição se torna mais grave. Os sintomas incluem visão turva, incapacidade de focar os olhos, pontos cegos, visão dupla e flashes de luz.



Não se esqueça de informar imediatamente o seu médico se experimentar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Pontos cegos

  • Visão dupla

  • Visão embaçada

  • Sensibilidade à luz

  • Perda temporária da visão

  • Pontos ou luzes piscando em sua visão


Também ligue para o seu médico se tiver dor, vermelhidão ou inchaço nos olhos - outro sintoma que pode acompanhar a pré-eclâmpsia.


O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as gestantes, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso para Gestantes" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo