AMAMENTAÇÃO NA PRIMEIRA HORA DE VIDA

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Não há melhor maneira de dar as boas vindas para seu bebê do que dando o peito assim que ele chega. Amamentação na primeira hora de vida não é “moda”: é recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é capaz de reduzir em 22% a mortalidade neonatal.


bebê recém nascido no berço da maternidade


No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

É muito provável que o leite, propriamente dito, ainda não tenha “descido”, mas além da importância do contato com a pele da mãe, que deixa o bebê tranquilo e ajuda a regular a temperatura do corpinho dele, você já vai estar produzindo o colostro, um líquido quase transparente e que sai em pequena quantidade, mas é conhecido como a “primeira vacina” da criança. é ele que prepara o corpo do bebê e possibilita o desenvolvimento do sistema imunológico, adapta o aparelho respiratório, acelera o desenvolvimento da mucosa intestinal, além de conter todos os nutrientes que um recém nascido pode precisar.


O bebê alimentado na primeira hora de vida já começa desde sempre acostumado ao movimento de sucção, o que aumenta as chances de sucesso na “pega” e até o volume de produção do leite. 


O processo de recuperação pós-parto também é mais rápido: quando a mãe amamenta o bebê assim que ele nasce, acelera a produção de hormônios importantes, como a ocitocina e a endorfina, que são responsáveis por diminuir significativamente as dores do parto e estimulam o instinto de proteção materno, fortalecendo o vínculo entre mamãe e bebê.

Por isso, converse com o seu obstetra e deixe que ele saiba da sua preferência por amamentar o bebê assim que ele nascer. é importante que o médico saiba antes, para que o procedimento seja adaptado após o parto.





Quando a mulher opta por “dar o peito” imediatamente após o nascimento, todo aquele processo de limpeza do corpinho do bebê fica para depois. O que é muito bom. aquela camada branca que envolve a pele do bebê, chamado de vérnix caseoso,é responsável pela hidratação natural da pele, protege contra a ação de bactérias e regula a temperatura do corpo do recém-nascido, por isso, não tenha pressa para o banho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva que a amamentação seja exclusivamente a única forma de alimentação até os seis meses de idade, sendo indicado que o bebê continue tomando o leite da mãe até os dois anos.



Para a mãe que amamenta, receber o apoio do pai, da família, dos amigos e dos profissionais de saúde é fundamental. E se você gostou dessas dicas, precisa conhecer nosso CURSO COMPLETO, com Primeiros Cuidados, Curso de Sono do Bebê, AMAMENTAÇÃO ,e muito mais! Pode contar com a gente pra dar uma vida especial para o seu filho!







36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo