AS VARIZES NA GESTAÇÃO

Atualizado: 15 de Jul de 2020


gestante fazendo pilates

As varizes costumam aparecer com mais frequência nos últimos 3 meses de gravidez, causada pelo aumento do volume de sangue circulando no organismo, aumento do peso, alterações hormonais e à pressão do útero sobre as veias. Elas trazem desconforto, dor e inchaço. Cuide-se desde já para que, caso não consiga evitar o surgimento das varizes, no mínimo atenuar o problema na gestação.


Veja algumas maneiras de amenizar ou até mesmo evitar as varizes durante a gravidez:


🤰🏻 Evite o sobrepeso:

O ganho excessivo de peso é um dos principais desencadeadores das varizes na gravidez, especialmente no terceiro trimestre, quando o organismo já está bastante sobrecarregado.


🤰🏻Não cruze as pernas quando estiver sentada:

Essa posição pressiona ainda mais as veias e pode dificultar a circulação sanguínea, além de comprometer a postura e aumentar as dores nas costas.


🤰🏻Eleve as pernas:

Manter as pernas elevadas ao final do dia e durante o sono ajuda no retorno venoso, reduzindo a ação da gravidade sobre as veias e facilitando a passagem do sangue.


🤰🏻 Faça massagens nos pés e nas pernas:

Além de ajudá-la a relaxar, massagear pés e pernas descomprime os vasos, favorecendo a circulação e reduzindo o inchaço.


🤰🏻 Use um descanso para os pés:

Se você trabalha sentada, é imprescindível ter um banquinho ou um apoio de elevação para os pés.


🤰🏻 Faça exercícios com os tornozelos:

A cada 30 minutos que ficar sentada, gire os tornozelos em sentido horário e anti-horário, para ajudar o fluxo sanguíneo.


🤰🏻Levante-se a cada hora:

A cada hora de trabalho sentada, levante-se e faça uma pequena caminhada até o banheiro ou para beber água. Isso é importante para estimular a circulação e alongar pernas e músculos da região lombar.


🤰🏻 Pratique atividades físicas leves:

Caminhadas, ioga, pilates e hidroginástica são algumas atividades recomendadas que ajudam a fortalecer as veias e o sistema cardiovascular, tão demandados na gravidez.


🤰🏻 Use meias elásticas durante o dia:

As meias de compressão devem ser prescritas pelo médico, pois há diferentes modelos e graus de compressão, e o uso errado pode piorar o problema, em vez de ajudar.


🤰🏻 Deite-se do lado esquerdo do corpo:

A veia cava inferior fica do lado direito do corpo. Quando você se deita do lado direito, o útero pressiona essa veia, aumentando a pressão nas veias das pernas.


Ao se deitar do lado esquerdo, coloque um travesseiro na extremidade dos pés para mantê-los mais elevados. Assim, você facilita ainda mais a circulação e também fica mais confortável nessa posição.



O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as gestantes, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso para Gestantes" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.



Saiba mais sobre os nossos cursos:



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo