ASSADURAS NO BEBÊ

Atualizado: 26 de Jun de 2020



É normal que o seu bebê desenvolva assaduras na pele nos primeiros dias de vida, elas podem aparecer por uma multidão de fatores mas você não precisa se preocupar demais, na maior parte dos casos não tem problema nenhum e elas somem em questão de dias.


A pele do bebê é muito sensível e está sendo exposta pela primeira vez a todos estímulos externos, das roupas, do toque, do tecido, etc. É normal que nessa fase de adaptação ele tenha assaduras, isso é apenas um sinal de que a pele dele está reagindo a alguma irritação ou mudança no ambiente.


Se o seu bebê tiver uma assadura que cause muito desconforto, se espalhe para outras áreas do corpo, ou que simplesmente não está desaparecendo com o tempo, é uma boa ideia visitar o médico. Mas a maioria das assaduras são inofensivas e precisam de muito pouco tratamento e a melhor prevenção continua sendo secar bem as dobrinhas depois do banho, evitar o contato com substâncias que irritem a pele e não deixar que a pele fique seca são a escolha mais garantida!


Assaduras podem ser simples como bolinhas na pele mas também podem aparecer de diversas formas por exemplo: bolhas, pontos vermelhos, inchaços, manchas secas na pele, rachaduras na pele, coceira, temperatura alta e as bochechas coradas.

A causa muitas vezes pode ser genética, mas também pode ser alergia a alguma coisa na comida, no sabão ou amaciante e também por excesso de calor! Na maioria das vezes, acabar com o contato do bebê com o que está irritando a pele dele é o suficiente para fazer com que a assadura desapareça em poucos dias. 


Esses sinais podem indicar qualquer coisa desde uma assadura normal até eczema ou impetigo, e dependendo do caso só um médico poderá identificar e prescrever tratamento, mas a assadura por calor não é difícil de ser identificada, pequenos pontos brancos ou avermelhados aparecem (muitas vezes no tronco do bebê) porque quando ele fica quente demais, os poros por onde o suor deveria sair ficam entupidos por bactérias que vivem na pele por fora, causando essa irritação e os pontinhos vermelhos. Se não forem tratados, esses pontinhos podem virar bolhas, mas a solução é simples. Remova o excesso de roupas, e deixe a pele que está assada respirar, cuidado com a temperatura do ambiente pois lembre que bebês perdem calor muito rápido, e use uma toalha umedecida para refrescar a região se tiver muito quente.


Se você gostou dessa dica, com certeza vai amar o nosso CURSO COMPLETO! Nele A Dra. Laura Shimizu, nossa dermatologista parceira fala sobre cuidados com o sol e a pele do bebê, protetor solar, assaduras mais comuns e como fazer para aliviar o sofrimento dos pequenos! Clique AQUI e saiba mais! Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp. Será um prazer atendê-la.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo