AZIA NA GRAVIDEZ

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Muitas mulheres experimentam azia pela primeira vez durante a gravidez, e embora seja comum e geralmente inofensiva, pode ser bastante desconfortável. Azia, indigestão ácida ou refluxo ácido, é uma sensação de queimação que geralmente começa atrás da parte inferior do esterno e vai até a garganta.


mulher grávida bebendo um copo de água

Geralmente começa no segundo ou terceiro trimestre e continua até o nascimento do bebê. Mulheres que ganham muito peso durante a gravidez podem continuar sentindo o desconforto causado pela azia por até um ano após o nascimento do bebê, mas na maioria dos casos a azia não é mais um problema depois do parto.

Mas o que causa a azia na gravidez?


As alterações hormonais e físicas no corpo durante a gravidez. Por exemplo, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa a musculatura lisa do útero. Mas esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, o que pode fazer com que o ácido gástrico escape do estômago e você sinta aquela sensação desagradável de queimação no peito.

A progesterona também pode tornar a digestão mais lenta, diminuindo as contrações do esôfago e dos intestinos. Mais para o final da gravidez, o bebê em crescimento enche a cavidade abdominal, empurrando o ácido estomacal de volta para o esôfago. Ou seja a azia pode ter várias causas diferentes mas o que você pode fazer para diminuir o desconforto?



Prevenção é a melhor opção. Embora você não seja possível evitar completamente o essa situação, o Saber de Mãe separou algumas dicas para ajudar você a minimizar o desconforto:

  • Evite alimentos e bebidas que “pesem” no estômago. Refrigerantes, álcool, cafeína, chocolate, frutas cítricas, tomates, mostarda, vinagre, carnes processadas e alimentos gordurosos, condimentados, fritos, etc.

  • Coma porções menores, mais vezes no dia. 

  • Beba água entre as refeições. Mantenha-se hidratado e beba a maior parte entre as refeições.

  • Chiclete ajuda depois da refeição. A saliva pode ajudar a neutralizar o ácido.

  • Depois de comer, espere de duas a três horas antes de dormir. Isso dá tempo para o corpo fazer a digestão antes que você se deite.

  • Eleve a parte superior do corpo em cerca de 15 cm com travesseiros, por exemplo. Isso impede que o ácido estomacal suba, e ajuda na digestão.

  • Não use roupas apertadas em volta da cintura e da barriga.

  • Pergunte para seu médico sobre medicamentos para azia. Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto. 

  • Não fume. Além de contribuir para diversos problemas sérios de saúde, principalmente durante a gravidez, fumar também estimula a produção de ácido no estômago.


Se você tem dúvidas sobre a gestação, indicamos o módulo "Gestantes" do Curso Mamãe Completa, que você pode acessar AQUI. Se quiser mais informações, envie-nos um Whatsapp.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo