COMIDAS PARA EVITAR DURANTE A GESTAÇÃO

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Enquanto você está grávida, você está mais suscetível a intoxicações alimentares, por isso vale a pena ter cuidado extra ao preparar o alimento que você come. Sempre lave bem frutas e verduras para reduzir o risco de toxoplasmose e limpe os balcões e utensílios para ajudar a prevenir outros tipos de intoxicação alimentar. Alguns alimentos também podem ser arriscados durante esse período, por isso o Saber de Mãe fez uma lista de comidas que é melhor evitar durante a gestação.


Mulher grávida preparando sua refeição saudável

- Queijos como o brie, o camembert, o gorgonzola e o roquefort, não são seguros para comer durante a gravidez. Evite queijos macios não pasteurizados, como os que são feitos de leite de cabra ou de ovelha.


- Leite não pasteurizado. Alimentos não pasteurizados são mais propensos a conter bactérias que podem causar intoxicação alimentar. 


- Ovos: Você deve evitar comê-los crus ou parcialmente cozidos. Cozinhe-os até que as gemas e as claras estejam firmes. Evite mousses, sorvetes e maionese caseira, principalmente se estiver comendo fora de casa. 


- Carne: O fígado não é seguro para consumo durante a gravidez devido aos altos níveis de retinol (vitamina A), que podem ser prejudiciais para o bebê.

Carnes que não sejam fígado são seguras para comer, mas evite o ponto “mal-passado”.


- Todo patê fresco, seja de carne, peixe ou legumes, pode conter bactérias que podem ser prejudiciais ao seu bebê. No entanto, a pasta tratada com calor ou UHT é segura para comer, desde que não seja feita a partir do fígado.


- Peixe: Evite comer peixes ou crustáceos crus, como ostras, quando estiver grávida, pelo risco de intoxicação alimentar. 


- Cafeína: Limite a ingestão de cafeína a 200mg por dia. O que é equivalente a duas xícaras de café instantâneo, uma xícara de café passado ou duas xícaras de chá preto/mate.


- Álcool: A recomendação mais comum é que você pare de beber álcool completamente durante a gravidez. Alguns especialistas recomendam que você evite pelo menos durante o primeiro trimestre. Mas se decidir beber álcool, por favor, beba com moderação.


Compartilhe este artigo com aquela sua amiga ou conhecida que também está grávida. Pode ajudá-la a ter uma gestação mais tranquila e a gerar um bebê saudável.


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