
COMO HIGIENIZAR OS BRINQUEDOS DO BEBÊ

Quem tem filhos pequenos já sabe que os brinquedos nunca estão onde deveriam estar. Os bebês jogam eles no chão, esfregam em qualquer lugar e acabam por levá-los à boca. E é exatamente aí que mora o perigo. Como os brinquedos ficam em contato constante com bactérias, é importante para os pais saber como limpar corretamente os brinquedos.
Os pediatras afirmam que os microrganismos que entram no corpo do bebê são benéficos para torná-lo mais forte. Mesmo assim, ninguém quer que seu filho pegue alguma doença ou infecção. Com o dia a dia corrido dos pais, contudo, a higienização dos brinquedos e objetos muitas vezes acaba ficando para depois.
A maneira como eles serão higienizados vai depender do material do qual eles são feitos. Veja abaixo como fazer essa limpeza de forma correta e eficiente.
Os brinquedos favoritos da criança devem ser limpos com uma frequência maior. Aqueles de borracha ou de plástico, principalmente os que vão à boca com frequência, devem ser higienizados todos os dias. Os de tecido podem ser lavados 1 vez por semana.
Não é necessário ferver os brinquedos, ao contrário do que se costumava pensar.
Os objetos que são levados para a rua devem receber um cuidado maior. Mesmo que não entrem em contato com o chão, com bancos ou com outros objetos, precisam ser lavados antes da criança entrar em contato com eles novamente. O próprio ar pode trazer microorganismos nocivos ao bebê.
Os brinquedos que não são muito utilizados ou que o bebê sequer brinca também devem ser limpos. Pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias é bom lavá-los. Os ursos de pelúcia, adornos e móbiles acumulam poeira quando ficam parados.
Veja como higienizar brinquedos do bebê de acordo com cada material.
E.V.A. ou borracha
Limpe com um pano umedecido com álcool ou com água e sabão.
Tecido ou pelúcia
A maioria dos brinquedos de tecido ou de pelúcia podem ser lavados na máquina. Eles devem ser lavados na mesma lavagem das roupas do bebê, que deve ser delicada. É interessante colocá-los em sacos que os protejam ou mesmo em fronhas.
Há brinquedos de pelúcia ou de tecido com restrições de lavagem. Nesse caso, a melhor alternativa é lavar mão ou em lavanderia especializada. Centrifugue bem após a lavagem e deixe secar ao sol, em local arejado e aberto. Pelo menos duas vezes por semana convém retirar o excesso de pó. Dê batidas no brinquedo, em um ambiente externo, e deixe ao sol.
Plástico
Um pano umedecido em álcool 70% é o bastante para higienizar. Objetos pequenos podem ficar de molho por meia hora em água com detergente.
Madeira
Grande parte dos brinquedos de madeira oferecidos às crianças são de MDF. Espaná-lo ou passar pano seco ou levemente umedecido é a forma ideal de realizar a higiene. Cuidado, pois água em excesso pode manchar a madeira.
Eletrônicos
Limpe com espanador ou pano seco. Jamais abra os aparelhos! Higienize apenas a parte externa. É interessante guardá-los em locais que os proteja da poeira. Quando eles não forem usados por um período maior de tempo, retire as pilhas ou deixe-os funcionar por alguns minutos antes de oferecer à criança.
Agora que você sabe como higienizar brinquedos de bebê, é importante atentar para a frequência de limpeza. Isso vai depender de alguns fatores. A maneira como os brinquedos de seu bebê são armazenados, por exemplo, influencia. Se eles estão em locais abertos, pegam mais poeira e, portanto, deverão ser limpos com mais frequência.