COMO HIGIENIZAR OS BRINQUEDOS DO BEBÊ


Bebê com brinquedos

Quem tem filhos pequenos já sabe que os brinquedos nunca estão onde deveriam estar. Os bebês jogam eles no chão, esfregam em qualquer lugar e acabam por levá-los à boca. E é exatamente aí que mora o perigo. Como os brinquedos ficam em contato constante com bactérias, é importante para os pais saber como limpar corretamente os brinquedos.


Os pediatras afirmam que os microrganismos que entram no corpo do bebê são benéficos para torná-lo mais forte. Mesmo assim, ninguém quer que seu filho pegue alguma doença ou infecção. Com o dia a dia corrido dos pais, contudo, a higienização dos brinquedos e objetos muitas vezes acaba ficando para depois.


A maneira como eles serão higienizados vai depender do material do qual eles são feitos. Veja abaixo como fazer essa limpeza de forma correta e eficiente.


Os brinquedos favoritos da criança devem ser limpos com uma frequência maior. Aqueles de borracha ou de plástico, principalmente os que vão à boca com frequência, devem ser higienizados todos os dias. Os de tecido podem ser lavados 1 vez por semana.


Não é necessário ferver os brinquedos, ao contrário do que se costumava pensar.

Os objetos que são levados para a rua devem receber um cuidado maior. Mesmo que não entrem em contato com o chão, com bancos ou com outros objetos, precisam ser lavados antes da criança entrar em contato com eles novamente. O próprio ar pode trazer microorganismos nocivos ao bebê.


Os brinquedos que não são muito utilizados ou que o bebê sequer brinca também devem ser limpos. Pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias é bom lavá-los. Os ursos de pelúcia, adornos e móbiles acumulam poeira quando ficam parados.



Veja como higienizar brinquedos do bebê de acordo com cada material.




E.V.A. ou borracha

Limpe com um pano umedecido com álcool ou com água e sabão.




Tecido ou pelúcia

A maioria dos brinquedos de tecido ou de pelúcia podem ser lavados na máquina. Eles devem ser lavados na mesma lavagem das roupas do bebê, que deve ser delicada. É interessante colocá-los em sacos que os protejam ou mesmo em fronhas.


Há brinquedos de pelúcia ou de tecido com restrições de lavagem. Nesse caso, a melhor alternativa é lavar mão ou em lavanderia especializada. Centrifugue bem após a lavagem e deixe secar ao sol, em local arejado e aberto. Pelo menos duas vezes por semana convém retirar o excesso de pó. Dê batidas no brinquedo, em um ambiente externo, e deixe ao sol.




Plástico

Um pano umedecido em álcool 70% é o bastante para higienizar. Objetos pequenos podem ficar de molho por meia hora em água com detergente.




Madeira

Grande parte dos brinquedos de madeira oferecidos às crianças são de MDF. Espaná-lo ou passar pano seco ou levemente umedecido é a forma ideal de realizar a higiene. Cuidado, pois água em excesso pode manchar a madeira.



Eletrônicos

Limpe com espanador ou pano seco. Jamais abra os aparelhos! Higienize apenas a parte externa. É interessante guardá-los em locais que os proteja da poeira. Quando eles não forem usados por um período maior de tempo, retire as pilhas ou deixe-os funcionar por alguns minutos antes de oferecer à criança.


Agora que você sabe como higienizar brinquedos de bebê, é importante atentar para a frequência de limpeza. Isso vai depender de alguns fatores. A maneira como os brinquedos de seu bebê são armazenados, por exemplo, influencia. Se eles estão em locais abertos, pegam mais poeira e, portanto, deverão ser limpos com mais frequência.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo