
COMO SERÁ O COCÔ DO MEU BEBÊ?
Atualizado: 26 de jun. de 2020
Ninguém imagina que o cocô possa despertar tanta curiosidade e dúvidas até ter o primeiro bebê. Afinal, não é tão simples saber se está tudo bem com aquelas fezes que mudam de cor, de frequência e de consistência quando a gente menos espera.
É essencial, antes de tudo, que você saiba que essas variações são absolutamente normais no início da vida. O assunto pode não ser dos mais agradáveis, mas é bem de importante!
O colostro, ou primeiro leite, age como um laxante, ajudando a expulsar o mecônio do sistema do bebê. Uma vez que o leite chega, após mais ou menos três dias, o cocô do seu bebê vai mudando gradualmente:
Até ter pelo menos o tamanho de uma moeda de 1 real
Para uma cor mais clara, de um marrom-esverdeado para um tom mais amarelado.
O cocô pode parecer granuloso às vezes.
Nas primeiras semanas, é normal o bebê fazer cocô durante ou logo depois de cada mamada. Em média, quatro vezes por dia na primeira semana. Isso vai lentamente diminuindo e o intestino dele vai aprendendo a trabalhar sua própria rotina. É normal também que você fique com a impressão que o cocô acontece mais ou menos na mesma hora do dia.
Após as primeiras semanas, alguns bebês farão cocô uma vez a cada dois ou três dias ou uma vez por semana. Isso não é um problema, contanto que o cocô de seu bebê saia macio e passe sem grande dificuldade.
A rotina do bebê pode mudar quando:
Você introduzir sólidos
Ele está se sentindo mal
O bebê começar a se alimentar menos vezes por dia
Quando se preocupar
Apesar variações possíveis, algumas vezes a cor ou a aparência do cocô indicam que é preciso buscar um médico. Veja aqui quando é momento de agendar uma consulta com o seu pediatra:
Sangue nas fezes: pode ser alguma infecção intestinal ou um quadro de inflamação do cólon (colite) por Alergia ao Leite de Vaca (ALV).
Constipação: Tem relação com a aparência do cocô e a ocorrência de dor. Fezes secas e com rachaduras são indicações de constipação, mesmo que a criança faça cocô diariamente.
Fezes esbranquiçadas: podem ser manifestações de doenças do fígado e das vias biliares. Isso vale para qualquer idade: se as fezes ficarem esbranquiçadas, é hora de procurar ajuda médica.
O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as mamães de primeira viagem, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso Primeiros Cuidados" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.