COMO SERÁ O COCÔ DO MEU BEBÊ?

Atualizado: 26 de Jun de 2020


saber de mae - como sera o coco do meu bebe

Ninguém imagina que o cocô possa despertar tanta curiosidade e dúvidas até ter o primeiro bebê. Afinal, não é tão simples saber se está tudo bem com aquelas fezes que mudam de cor, de frequência e de consistência quando a gente menos espera. 


É essencial, antes de tudo, que você saiba que essas variações são absolutamente normais no início da vida. O assunto pode não ser dos mais agradáveis, mas é bem de importante!


O colostro, ou primeiro leite, age como um laxante, ajudando a expulsar o mecônio do sistema do bebê. Uma vez que o leite chega, após mais ou menos três dias, o cocô do seu bebê vai mudando gradualmente:


  • Até ter pelo menos o tamanho de uma moeda de 1 real

  • Para uma cor mais clara, de um marrom-esverdeado para um tom mais amarelado. 

  • O cocô pode parecer granuloso às vezes.


Nas primeiras semanas, é normal o bebê fazer cocô durante ou logo depois de cada mamada. Em média, quatro vezes por dia na primeira semana. Isso vai lentamente diminuindo e o intestino dele vai aprendendo a trabalhar sua própria rotina. É normal também que você fique com a impressão que o cocô acontece mais ou menos na mesma hora do dia.


Após as primeiras semanas, alguns bebês farão cocô uma vez a cada dois ou três dias ou uma vez por semana. Isso não é um problema, contanto que o cocô de seu bebê saia macio e passe sem grande dificuldade.


A rotina do bebê pode mudar quando:

  • Você introduzir sólidos

  • Ele está se sentindo mal

  • O bebê começar a se alimentar menos vezes por dia


Quando se preocupar

Apesar variações possíveis, algumas vezes a cor ou a aparência do cocô indicam que é preciso buscar um médico. Veja aqui quando é momento de agendar uma consulta com o seu pediatra:


Sangue nas fezes: pode ser alguma infecção intestinal ou um quadro de inflamação do cólon (colite) por Alergia ao Leite de Vaca (ALV).


Constipação: Tem relação com a aparência do cocô e a ocorrência de dor. Fezes secas e com rachaduras são indicações de constipação, mesmo que a criança faça cocô diariamente.


Fezes esbranquiçadas: podem ser manifestações de doenças do fígado e das vias biliares. Isso vale para qualquer idade: se as fezes ficarem esbranquiçadas, é hora de procurar ajuda médica.



O Saber de Mãe tem um curso voltado exclusivamente para as mamães de primeira viagem, criado pelo Mamãe Completa. Você pode adquirir somente o módulo "Curso Primeiros Cuidados" ou o curso completo, que traz mais de 120 aulas com 11 médicos especialistas e já ajudou mais de 360 mil mamães. Saiba mais em nossa página de cursos. Se preferir, entre em contato conosco pelo Whatsapp.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo