CUIDADOS COM AS ORELHAS DOS BEBÊS

Atualizado: 26 de Jun de 2020


cuidados com as orelhas do bebê


Quando se trata dos cuidados com as orelhinhas dos recém-nascidos, diversas dúvidas podem surgir, principalmente entre os pais de primeira viagem. Veja abaixo informações importantes sobre o assunto.



É muito comum que os bebês nasçam com as orelhas com uma aparência amassada por causa da posição que eles estavam dentro do útero ou às vezes por causa do parto mesmo, isso é normal e acontece porque o recém nascido ainda não desenvolveu aquela cartilagem mais grossa que dá formato e firmeza para as orelhas quando ele for ficando maior.


Quando for limpar as orelhas do seu bebê, tome muito cuidado para não deixar a água entrar no ouvidinho dele. Esse é o principal causador de infecções nos ouvidos, que estão entre as doenças que mais causam desconforto e dor para o seu bebê. Se isso acontecer, procure um médico assim que possível. 

Para isso não acontecer, quando for limpar as orelhinhas você pode usar uma toalha fralda umedecida em água morna, não quente. 


Mergulhe a fralda na água, e torça ela bem para que a água não escorra da toalha pra dentro da orelhinha do bebê. Agora gentilmente mas com a mão firme, limpe por trás das orelhinhas, e por fora na parte da frente, retirando com cuidado todo excesso de cera que sai do ouvidinho dele. E não coloque a toalha molhada dentro da orelhinha dele de jeito nenhum!


Evite usar cotonetes de qualquer tipo, mas se precisar, utilize cotonetes especiais para recém nascidos que são mais macios e possuem uma base mais larga e tome muito cuidado para não empurrar a cera mais para dentro.


Muitos papais e mamães ficam preocupados quando o recém-nascido parece não reagir a algum som ou barulho alto. Será que meu bebê consegue ouvir direito(é surdo)? Calma. É normal. Se o seu bebê acabou de nascer, ele não vai se virar na direção de um som por mais ou menos três meses, e muitos sons, como o latido do seu cachorro por exemplo, ele já conhece desde a barriga da mamãe então não se preocupe se ele não demonstrar reação nos primeiros dias de vida, mas se você quiser saber mais, pergunte para o seu médico sobre o Teste da Orelhinha. Esse exame é gratuito e feito com um aparelho especialmente desenvolvido para detectar problemas de audição, ele não machuca o bebê e é feito durante o sono.



Se você gostou dessas dicas, vai gostar ainda mais de conhecer nosso CURSO COMPLETO, com aulas sobre Primeiros Cuidados, Curso de Sono, Nutrição e muito mais! Pode contar com a gente pra dar uma vida especial para o seu filho. Saber de Mãe é saber amar.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo