
DIABETES GESTACIONAL

Vai ser mamãe pela primeira vez? Então, provavelmente você ainda não tenha ouvido falar em diabetes gestacional, doença que ocorre quando o corpo da mulher não produz insulina suficiente e acaba adquirindo uma quantidade maior de açúcar que o normal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, qualquer mulher poderá adquirir diabetes durante a gestação. Porém, algumas apresentam fatores de risco, os quais vamos explicar neste post para que a futura mamãe possa se cuidar e até mesmo prevenir essa doença. Acompanhe!
Conheça os fatores de risco
A gravidez é um período em que os cuidados devem ser redobrados. Por isso, é importante que você esteja atenta a esses fatores listados abaixo, visto que eles apresentam riscos para o desenvolvimento dessa doença:
Obesidade;
Ganho de peso excessivo durante a gestação;
Síndrome dos ovários policísticos (é um distúrbio hormonal, doença que faz com que o tamanho dos ovários aumente, criando várias bolsas cheias de líquido, que são chamadas cistos);
Gestação múltipla (gravidez de gêmeos);
Hipertensão arterial na gestação;
Idade avançada;
Histórico familiar de diabetes gestacional.
Saiba como controlar o diabetes gestacional
É muito importante o acompanhamento de um obstetra em todo o período gestacional. Ele vai orientar a futura mamãe sobre o controle de açúcar, alimentação e a realização de atividades físicas de acordo com cada período da gravidez.
É interessante, também, que o parceiro possa acompanhar a gestante nesses procedimentos, como uma forma de incentivo, até porque o diabetes gestacional, quando tratado de maneira adequada, influenciará a realização de um parto saudável.
É relevante frisar que, em casos de diabetes gestacional grave — quando somente o controle na alimentação e exercícios físicos não são o suficiente —, a mulher poderá ser submetida à aplicação de insulina.
Aprenda como prevenir
Quando se trata de prevenir um diabetes gestacional, não existem garantias. Porém, é preciso adotar hábitos saudáveis para tentar prevenir o problema, principalmente quando a gestante encontra-se no grupo de risco.
Opte por alimentos ricos em fibra; consumir pelo menos cinco porções de verduras e frutas todos os dias; praticar exercícios durante a gravidez, como caminhadas ou outras atividades físicas; fazer o acompanhamento do peso a cada 30 dias. Não se esqueça de que tudo deve ser feito com a orientação do médico.
Os sintomas do diabetes gestacional não são facilmente identificados. Então, é imprescindível que a partir da 24ª semana as gestantes passem a medir a glicose. Todo cuidado é pouco. Além disso, durante a gravidez, o corpo feminino passa por diversas modificações hormonais, fazendo com que a gestante fique mais vulnerável tanto emocional quanto fisicamente.
Se você tem dúvidas sobre a gestação, indicamos o módulo "Gestantes" do Curso Mamãe Completa, que você pode acessar AQUI. Se quiser mais informações, envie-nos um Whatsapp.