DICAS PARA LIMPAR O QUARTINHO DO BEBÊ



O quartinho do bebê merece um cuidado todo especial.

É essencial deixar bem limpinho o piso, o berço, as cortinas e prateleiras, para evitar o acúmulo de poeira. Mas, atenção: não se esqueça de retirar o bebê do cômodo antes de iniciar o serviço. Separamos algumas dicas bem simples para te ajudar a limpar o quartinho de forma segura e com os produtos corretos.


Use o aspirador de pó

O cuidado com ácaros, mofos e outras sujeiras devem ser redobrados. Uma boa dica é utilizar o aspirador de pó que, ao contrário da vassoura, não levanta poeira durante a limpeza.

Para que o quartinho fique sempre limpo, aspire com o máximo de frequência possível - no mínimo uma vez por semana. Passe o aspirador no piso, tapete, móveis, no estofado da poltrona e nos bichinhos de pelúcia. Se você quer evitar o acúmulo de sujeiras, o ideal é deixar o ambiente mais simples, com poucos itens de decoração. Assim, fica muito mais fácil de limpar no dia a dia.


Use pano úmido para limpar os pisos

Para a faxina mais profunda, você vai precisar passar um pano úmido nos pisos. Você pode acrescentar um pouco de desinfetante, mas sempre utilize um produto sem cheiro (ou com uma fragrância bem suave). Os bebês ainda estão desenvolvendo seus anticorpos e têm os sentidos mais sensíveis, portanto, não coloque perfumes ou aromatizadores no ambiente - quanto mais simples, melhor!


Passe uma flanela nos móveis

Para limpar as prateleiras e móveis do quarto, passe uma flanela úmida (apenas com água) uma vez a cada dois dias. Não se esqueça da estrutura do berço. Assim, você garante que o bebê não tenha contato com sujeiras e ácaros enquanto estiver deitado.


Troque sempre os lençóis do bercinho

Todos os tecidos que ficarão em contato direto com o bebê irá merecer uma atenção redobrada. Para os lençóis, cobertores, flanelas e roupinhas, opte por tecidos feitos de algodão, são mais leves e confortáveis e também não acumulam tanta poeira. Materiais como a lã e camurça, por exemplo, podem acumular mais ácaros. Evite-os ao máximo.


Troque os lençóis do bebê no mínimo duas vezes por semana. Isso serve também para as toalhas de banho. Quando os bebês golfarem e sujarem os tecidos, é preciso trocar os panos e fronhas com mais frequência. Para lavá-los, utilize apenas o sabão de coco neutro e evite sempre amaciantes e produtos com cheiro forte.

Aprenda a limpar o colchão do bebê, principalmente em casos de manchas de urina e outras sujeiras. Uma boa dica é usar soluções com bicarbonato de sódio ou detergente.


Lave a banheira do bebê

Lave a banheira do bebê com frequência, pois é nela que seu filho irá tomar o banho diariamente. Acostume-se a lavá-la todos os dias, após dar o banho no bebê, utilizando apenas sabão de coco e deixando-a secar em um local arejado. Antes do banho, você também pode dar uma enxaguada rápida para tirar eventuais sujeirinhas superficiais.


Se você gostou dessas dicas, vai gostar ainda mais de conhecer nosso CURSO COMPLETO, com aulas sobre Primeiros Cuidados, Curso de Sono, Nutrição e muito mais! Pode contar com a gente pra dar uma vida especial para o seu filho. Saber de Mãe é saber amar.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo