DOR NAS COSTAS NA GRADIVEZ

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Na gravidez o seu corpo muda muito, afinal, ele tem que se adaptar para a gestação de uma nova vida. E mudanças nem sempre são confortáveis, mas podem ser contornadas com algumas dicas dos nossos especialistas.


mulher grávida fazendo pilates

Você pode culpar seu útero crescendo e as mudanças nos níveis hormonais por aquela dorzinha chata nas costas.


À medida que se expande, o útero desloca o centro de gravidade do corpo da mulher ao mesmo tempo que alonga e enfraquece os músculos abdominais, afetando a postura e aumentando a carga nas costas. Além disso, o peso extra que a mulher grávida carrega significa mais trabalho para os músculos e maior estresse nas articulações, por isso que as costas podem piorar no final do dia.


As mudanças hormonais características da gravidez afrouxam as articulações e relaxam os ligamentos que prendem os ossos da pélvis à coluna. Isso pode fazer com que a mulher se sinta menos estável e sinta algum desconforto ou até mesmo dor ao caminhar, ficar em pé ou sentada por muito tempo. 


Não se preocupe, você não está sozinha: mais de dois terços das mulheres grávidas sofrem com essa dor nas costas que em alguns casos pode começar já no início da gravidez, mas geralmente acontece durante a segunda metade da gestação e pode piorar à medida que a gravidez progride. A boa notícia é que ela geralmente desaparece poucos meses após o parto.


mulher grávida deitada fazendo alongamento

Mas o que fazer para aliviar a dor?


Mexa-se! A melhor opção é se preparar bem para essa fase de mudanças. Se já estiver acostumada a uma rotina de exercícios, continue treinando e fortalecendo os músculos da região das costas, abdômen, e pélvis. Experimente, musculação, pilates, yoga, natação, etc. Se você não fazia nenhum tipo de atividade antes da gravidez, converse com seu médico e se informe sobre alternativas de baixo impacto que podem se encaixar na sua rotina e independente disso preste atenção dobrada a sua postura e se necessário sessões com bolsa de água quente ou gelo, podem ajudar, e uma boa e merecida massagem também!

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