MALFORMAÇÕES


saber de mãe - malformações na gestação

Assim que o espermatozóide fecunda o óvulo, começa um processo extremamente complexo, que termina na vida adulta quando o corpo, estima-se, é composto por cerca de 35 trilhões de células. A fase inicial de desenvolvimento do bebê é um processo extremamente delicado e muita coisa pode dar errado. Independente do fator genético, existem hábitos, e outras situações que podem resultar em má-formação e até aborto espontâneo.

A informação, o cuidado e a prevenção ainda são a melhor forma de garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê:

1 – Ficar longe das drogas, inclusive do álcool;

a ingestão de álcool aumenta o risco de nascimento de bebês com deficiência mental e o abuso de álcool durante a gestação está ligado à uma série de problemas na formação dos órgãos internos até problemas de visão.


2 – Evitar a ingestão de alimentos crus;

lavar bem as frutas e verduras; hidrocefalia, microcefalia, limitações na visão e audição. A toxoplasmose é frequentemente associada aos gatos, mas a maioria absoluta (+99%) dos casos de contaminação acontece através de carnes cruas e alimentos não higienizados.

3 – Não utilizar nenhum medicamento sem autorização do médico;

ler a bula não é o suficiente, durante a gravidez, sempre consulte seu médico antes de utilizar qualquer medicação. Lembre-se, você e seu bebê são como um organismo só, com uma corrente sanguínea, tudo que você ingere chega até o bebê.


4 -  Manter uma dieta saudável;

é a garantia de oferta de todos os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento do bebê. Consulte o seu médico antes de suplementar qualquer coisa. A suplementação de vitaminas, consiste na oferta dos nutrientes que estão em falta no organismo através de pílulas, cápsulas ou pó, mas deve ser feita sob orientação profisional.

5- Use preservativo;

Citomegalovírus, Herpes, Sífilis e Zica Vírus. Algumas das doenças mais perigosas para a gestação. Todas são transmitidas sexualmente e podem causar uma série de danos ao desenvolvimento do feto como problemas no desenvolvimento do sistema nervoso, auditivo e ocular. A melhor forma de prevenir a contaminação é utilizar preservativo e evitar o sexo oral.

6 - Esteja com as vacinas em dia;

doenças como catapora e rubéola estão ligadas a diversos problemas no desenvolvimento do bebê, e a melhor forma de garantir uma gestação livre das duas é fazer a vacina antes do início da gestação!



Se você tem dúvidas sobre a gestação, indicamos o módulo "Gestantes" do Curso Mamãe Completa, que você pode acessar AQUI. Se quiser mais informações, envie-nos um Whatsapp.


VEJA TAMBÉM: O VÍNCULO DA MAMÃE E O BEBÊ NA GESTAÇÃO


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo