5 MOTIVOS PARA INTERAGIR COM A BARRIGA

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Falar com o seu bebê ainda na barriga é um hábito que trará ainda mais proximidade entre você e o seu filho no futuro.


marido interagindo com a barriga da esposa grávida


1. Reconhece a voz da mamãe


O bebê já consegue reconhecer a voz e os batimentos cardíacos da mãe ainda dentro da barriga. Essa capacidade pode ser evidenciada a partir do terceiro trimestre da gravidez.



2. Ele fica mais tranquilo e calmo


As memórias do bebê são armazenadas sob a forma de sentimentos ou sensações. Por isso sempre que ouvir a voz da mãe, o bebê sentirá tranquilidade e bem-estar.



3. Ajuda na adaptação do novo mundo

O útero é um lugar escuro e quentinho aonde o bebê se sente calmo, seguro e protegido. Quando ele nasce, tudo muda. Depois do parto, a criança passa por um período de adaptação ao toque, aos sons, e às luzes. É muita coisa de uma vez só. Se a mãe conversar bastante com a criança, e sempre que possível colocar algum tipo de música para o bebê, isso ajudará no processo de adaptação. O som que o recém-nascido ouvia na barriga, gera uma lembrança da época em que ele estava seguro dentro do útero.



4. Auxilia no aprendizado cognitivo


A música mexe com aspectos emocionais, isso significa que quanto mais cedo os pais apresentarem para a criança essa combinação de sons como algo positivo, relaxante e feliz, maior a tendência da criança usar a linguagem musical como forma de aprendizado e desenvolvimento cognitivo. E isso é muito favorável.



5. O papai também deve falar

Conversar com a barriga pode ser estranho no começo, especialmente para o papai. Mas é importante o pai explicar para a criança que assim como a mamãe ele também faz parte da vida dela. A mamãe está ali o tempo todo e o bebê já nasce ouvindo a sua voz e sentindo o cheiro dela. Do papai não. Ele precisa fazer a criança ouvir a sua voz, e tocar na barriga da mãe para a criança sentir o toque. Apesar de o feto não entender o significado das palavras ele consegue perceber o carinho. Vale tudo, contar como foi o dia, fazer brincadeiras com o bebê, colocar uma música que você gosta de ouvir. O importante é vocês, pais e mães, construírem uma relação verbal com a criança desde muito cedo, para que ela saiba que quando chegar vai encontrar muito amor e carinho por aqui.


Fale com o seu bebê. E, se quiser, também fale com a gente.😉Pode ser pelo contato@saberdemae.com.br ou pelo Whatsapp. Será um prazer receber sua mensagem.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo