MUDANÇAS NA GRAVIDEZ

A gravidez é um dos momentos que mais traz mudanças para a mulher. Com os esperados ganho de peso e crescimento da barriga, várias alterações acontecem durante os nove meses que antecedem o parto. É um momento intenso de produção de hormônios, e gerar um "serzinho" requer necessidades que seu organismo precisar atender à medida que o bebê cresce e você se prepara para o parto.


saber de mae - exame de gravidez

  • Uma das primeiras mudanças físicas que a mulher experimenta é um aumento do fluxo sanguíneo para a região do útero e da vagina. Estes tecidos podem mudar ligeiramente de cor, e, embora a maioria das mulheres não chegue a perceber, se o médico fizer um exame ou se o parceiro for particularmente observador, essas mudanças podem ser perceptíveis.


  • Muita fome. Uma sensação de barriga vazia quase constante. Um alívio rápido quando você come, mas a fome nao passa completamente.


  • Vontade de fazer xixi o tempo todo. E quando você para pra ir ao banheiro faz muito menos xixi do que imaginou que faria pelo tamanho do desconforto.


  • Náusea e sensação de desconforto no estômago. Possivelmente não ao ponto de precisar vomitar, mas você pode sentir um incômodo que vai e vem durante o dia e durante a noite.


  • Mamas sensíveis, pesadas e macias. Seus mamilos podem ficar mais sensíveis e até formigar. Suas auréolas podem ficar mais escuras e maiores do que o normal. Muito parecido com o que acontece antes do período menstrual, mas em uma intensidade maior.


  • Um gosto estranho, metálico ou ácido em sua boca. Difícil de descrever, mas pode ser forte, e é difícil de se livrar dele.


  • Uma dor nas costas generalizada que você normalmente não tem. Dores de cabeça são outro sinal, possivelmente por causa das alterações hormonais que o corpo está passando. Para isso, o nosso módulo "Exercícios na Gravidez" pode ajudar e muito.


  • Olfato aguçado. Cheiros que você normalmente nem percebia podem fazer com que você se sinta enjoada; cheiros que você normalmente gostava podem se tornar insuportáveis. Talvez você perca completamente vontade por alimentos e bebidas que costuma gostar. Café, álcool, alimentos fritos ou gordurosos podem fazer com que você se sinta fisicamente mal. 


  • Desejos. Também é muito normal começar a desejar alimentos que antes não faziam parte da sua dieta, muitas vezes em momentos que também não vão fazer muito sentido. 


saber de mãe - desejo na gravidez

  • Cansaço, muito cansaço. A ponto de você realmente se questionar se vai conseguir aguentar o dia todo.


  • O aumento temporário da temperatura durante a ovulação é normal, embora normalmente retorne a uma faixa normal se um óvulo fertilizado não se implantar. Se você estiver mapeando sua temperatura corporal para prever quando ovula, poderá notar que sua temperatura vai estar elevada por aproximadamente 18 dias. 


Você também vai gostar disso:

  • Algumas mulheres são capazes de identificar o momento em que o embrião se implanta dentro da parede do útero. Isso geralmente vai acontecer entre seis e doze dias depois da ovulação, outras mulheres continuam menstruando mesmo depois de grávidas - embora seja raro - então como saber se você vai saber? Os 11 médicos do Mamãe Completa separaram algumas dicas que podem ajudar você!


  • É perfeitamente normal sentir-se um pouco diferente à medida que você se ajusta física e mentalmente para receber o bebê. No entanto, se em algum momento você sentir que as coisas estão começando a ficar difíceis demais ou se estiver com problemas para administrar o dia a dia, procure ajuda para identificar e lidar com as muitas mudanças que acontecem durante a gravidez.


  • É possível que um teste de gravidez dê falso negativo, se for feito antes que os níveis de hCG possam ser detectados na urina, no entanto, não é possível fazer um teste falso positivo, a menos que você esteja tomando medicação hormonal específica. 


  • Conforme a gravidez progride, diferentes sintomas e mudanças acontecerão em seu corpo. Algumas serão mais evidentes e até aparentes, outras serão bastante sutis. Lembre-se que não há duas gestações exatamente iguais. Mesmo se você já teve um bebê antes, esteja preparada para uma experiência diferente a cada vez.


O Saber de Mãe oferece o curso online para gestantes mais completo do Brasil. Confira os módulos de nossos cursos online aqui. Você pode optar por adquirir o curso completo (fale conosco pois podemos ter alguma oferta especial para você) ou adquirir um ou mais dentre os cinco módulos específicos criados e apresentados por nossos médicos especialistas.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo