O SONO DA GESTANTE


saber de mae - gestante dormindo com travesseiro

A barriga crescendo, os hormônios a mil, o bebê agitado… Não é fácil ter uma boa noite de sono com tantas mudanças acontecendo, não é?

Pois aqui vão algumas das interferências no sono mais comuns durante a gravidez e as maneiras para lidar com elas.


Virando e revirando na cama

A partir do terceiro trimestre, encontrar uma posição adequada para dormir será uma queixa constante. Tente deitar de lado, com um travesseiro entre os joelhos para o apoio lombar. Algumas mulheres encontram conforto dormindo em uma posição levemente inclinada e com muitos travesseiros em torno delas. Existe também um travesseiro para o corpo que oferece suporte onde você mais precisa. (veja aqui: https://amzn.to/32MvdOS)


Fazer xixi frequentemente

Quanto mais avança a sua gravidez, mais vezes ao dia você precisará fazer xixi. A necessidade de urinar aumenta à medida que o útero em crescimento comprime a bexiga. Mas não corte a ingestão líquidos durante o dia. O que você pode fazer é tentar limitar a ingestão de líquidos antes de dormir.

Vale ficar atenta porque a vontade de urinar também pode ser sintoma de infecção de Trato Urinário (ITU), geralmente acompanhada também de dor ou ardor ao urinar. Se você apresentar outros sintomas além da vontade frequente de urinar, entre em contato com seu médico. Ele provavelmente testará sua urina para ver se você tem alguma infecção bacteriana.

Movimentos do seu bebê

Algumas mamães acordam com os movimentos do bebê durante a noite. Não há nada que você possa fazer quanto a isso. Pode ser um incômodo para o seu sono, mas um bebê se movimentando geralmente é um bebê saudável. Você pode tentar tirar uma soneca durante o dia para recuperar a energia e se sentir revigorada.

Dicas para uma boa noite de sono

Aqui estão algumas outras maneiras de ter uma boa noite de sono:

  • Corte a cafeína do seu dia a dia.

  • Faça diariamente algum exercício físico. Caminhar é uma ótima opção para as mulheres grávidas.

  • Tente beber um copo de leite morno antes de dormir.

  • Não tome qualquer medicação sem receita médica ou preparações à base de plantas para ajudar a dormir.

  • Sempre consulte seu médico antes de tratar qualquer sintoma por conta própria.


Se você tem dúvidas sobre a gestação, indicamos o módulo "Gestantes" do Curso Mamãe Completa, que você pode acessar AQUI. Se quiser mais informações, envie-nos um Whatsapp.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo