A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA OS BEBÊS



Ler livros e contar histórias é importante só para crianças maiores se engana. São inúmeros os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância (0 a 6 anos), é capaz de proporcionar. A leitura para bebês auxilia no desenvolvimento da linguagem, da memória e do raciocínio lógico. Contar histórias proporciona momentos únicos entre você e o seu bebê, importantes para o desenvolvimento emocional dele e que, certamente, ficarão para sempre guardados na sua memória.


Ler histórias para eles, gera proximidade física, faz o bebê se sentir amado e, além disso, a criança vai percebendo como se viram as páginas, percebe que se lê da esquerda para a direita, que as palavras são separadas e que as estórias têm começo, meio e fim.


A leitura ajuda a desenvolver:

  • poder de concentração e de observação;

  • a fala;

  • o vocabulário;

  • criatividade e imaginação;

  • pensamento lógico na futura criação de textos;

  • inteligência emocional, porque percebem como outras pessoas pensam e sentem nas histórias;

  • relacionamento social, porque os livros fornecem situações para que expressem seus sentimentos e suas opiniões;

  • melhor compreensão do mundo e espírito crítico.

Como ler para os bebês:

  • Pegá-los no colo;

  • Ler em velocidade normal;

  • Dramatizar os diálogos;

  • Fazer comentários e apontar com o dedo os desenhos e palavras;

  • Encorajar, nunca forçar e respeitar suas preferências.

Como incentivar:

  • Montar uma estante ou caixa para os livros do filho que fique fácil para ele alcançar;

  • Colocar livros no carro e em vários ambientes da casa;

  • Mostrar que os livros são preciosos, que precisam ser cuidados;

  • Dar livros de presente em ocasiões especiais para mostrar o valor da leitura;

  • E finalmente dar o modelo, ou seja, que os filhos vejam os pais lendo com gosto.



Veja algumas sugestões que separamos para você e o seu bebê


Você É Meu Bebê! Filhotes da Savana

Esse título interativo, que contém um livrinho menor contido em um maior, estimula a capacidade de observação dos pequenos e promove a interação entre pais e filhos, tornando a leitura uma agradável brincadeira. Na savana africana, a mamãe girafa e s eu filhote alcançam os galhos mais altos das árvores; o bebê macaquinho e sua mãe pulam de galho em galho; a elefanta e o elefantinho tomam um banho gostoso; e a leoa e seu leãozinho dormem sossegados. As crianças vão adorar os encantadores bichos e a prender mais sobre o comportamento deles.




Quic, quic! : Amazing baby

Amazing baby® é a marca de uma série de livros desenvolvidos especialmente para ser compartilhados com os bebês. Os bebês são realmente incríveis. Desde o nascimento, estão prontos para interagir com os adultos da família. Pesquisas revelam que o cérebro do bebê está em intensa atividade nos três primeiros anos de vida. Nessa fase, tudo o que o seu bebê precisa é de atenção e carinho para ajudá-lo a desenvolver seu potencial. Com os livros Amazing baby®, os pais podem dar ao seu bebê a chance de estar sempre à frente. O livro Quic, quic! é recomendado para bebês acima dos 6 meses. Tem uma buzininha que o bebê aperta para ouvir o som “quic-quic”, tornando-o também um divertido brinquedo. Em papel super-resistente e multicolorido, seu bebê vai adorar brincar com ele. E você vai se surpreender ao ver como ele é esperto!




Gildo e os Amigos na Praia - Livro de Banho

Em Gildo e os amigos na praia, o carismático elefantinho anda de barco, constrói um belo castelo de areia, refresca-se com uma deliciosa melancia e joga bola, sempre em boa companhia, ao lado do passarinho Paulo, da charmosa hipopótamo Verinha, do macaco João e da girafa Catarina.




Meu Livro Animado - O Urso Turso e sua Turma

De maneira lúdica e interativa, esse livro vai despertar a curiosidade dos bebês para a melodia dos versos e para a sequência narrativa. Eles vão conhecer o alegre urso Turso, que, no seu passeio, leva um susto com as aves coloridas voando no céu. Logo, chega seu amigo coelho para um piquenique. Enquanto isso, o bisbilhoteiro caracol observa tudo. O melhor mesmo é quando todos se reúnem e brincam sem parar!




Bem lá no alto

Neste livro, um urso avista um bolo. Ele parece muito apetitoso. Mas, puxa, está bem lá no alto... Como o urso vai conseguir pegá-lo? Um livro para crianças bem pequenas em que se mostra o quanto é bom poder contar com a ajuda dos amigos e de acontecimentos inesperados.



Baleia na banheira

Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho… Até que uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também! A baleia não se importa, mas o problema é que tem outros animais querendo um espacinho ali… Da mesma autora de Bem lá no alto, esse conto acumulativo tem ilustrações cheias de graça e é ideal para os leitores bem pequenos ― gostem eles de banho ou não.

Este livro é indicado para crianças a partir de 0 ano.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo