TUMMY TIME

Atualizado: 26 de Jun de 2020


tummy time


Tummy Time é um termo em inglês para a hora em que o bebê, sob supervisão, é colocado de bruços enquanto está acordado. No português poderíamos traduzir para: hora de brincar de bruços.


Por que é importante?

Durante o tummy time, o bebê começa naturalmente a levantar a cabeça para ver o mundo ao seu redor. Esse movimento fortalece os músculos do pescoço e das costas, o que vai ajudá-lo a conquistar vários marcos importantes do desenvolvimento, como sentar, engatinhar e andar. A atividade é um impulso e tanto para o desenvolvimento das habilidades motoras. 

Além disso, previne a síndrome da cabeça chata, alivia o desconforto causado por gases ou prisão de ventre e desenvolve outros músculos do corpo, como os das pernas, abdômen, braços etc. uma aula completa de musculação, basicamente.


Quando começar a fazer o tummy time?

De acordo com a academia americana de pediatria, bebês que não apresentam problemas de saúde podem começar a tummy time logo que chegam em casa do hospital.


Quanto tempo deve fazer por dia?

Para recém nascidos, o ideal é começar com 2 ou 3 sessões por dia de 3 a 5 minutos, de preferência depois de trocar a fralda ou após a soneca. Mas se você sentir que está sendo desconfortável para o bebê, o melhor é parar e deixá-lo descansar e tentar novamente mais tarde.


A medida em que o bebê vai crescendo e ficando mais forte, ele vai gostando mais de ficar de bruços e a duração das sessões de tummy time podem aumentar. 


Quando ele tiver 3 ou 4 meses, tente deixá-lo de bruços de 20 a 30 minutos uma vez por dia. A prática de ficar brincando de bruços deve continuar até o bebê conseguir rolar sozinho, o que muitos bebês fazem por volta dos 6/7 meses.


Cuidados!

Tummy time deve ser feito em uma superfície firme, reta. O chão é o local ideal. Forre uma manta e coloque seu bebê de bruços em cima.


Nunca deixe o seu bebê sozinho durante o tummy time.

Espere pelo menos 40 minutos depois da mamada ou da refeição para deixá-lo de bruços.


É comum o bebê não gostar de ficar nessa posição no início. Deite com ele no chão, faça contato visual, converse com ele. Deixe brinquedos por perto para ele se distrair. Depois vá afastando aos poucos para ele se movimentar para pegar o brinquedo.



Se você gostou dessas dicas, vai gostar ainda mais de conhecer nosso CURSO COMPLETO, com aulas sobre Primeiros Cuidados, Curso de Sono, Nutrição e muito mais! Pode contar com a gente pra dar uma vida especial para o seu filho. Saber de Mãe é saber amar.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo